Programação é o segredo: Como comprar uniformes nesse cenário Pós-Pandemia?
Não é segredo para ninguém que o mundo mudou de forma brusca após a situação complicada que vivemos com a COVID. Ele afetou não somente as nossas relações pessoais, em todos os aspectos, mas mudou principalmente a dinâmica com que muitas coisas funcionavam até hoje. Sendo assim, fomos todos adaptando e criando um novo cenário mais intenso, tecnológico e rápido para um novo formato de sociedade e de relações interpessoais. No entanto, essa interrupção na cadeia e no formato como estávamos acostumados trouxe consequências no curto prazo que teremos que superar para ter o mínimo de normalidade em nossas vidas.
O setor têxtil foi duramente afetado por essa situação, e agora enfrentamos uma realidade bem diferente da que normalmente nos acostumamos. O Algodão, commoditie base para a fabricação da maioria das roupas, disparou. Já acumula uma alta acima de 140% em relação aos últimos 18 meses. Os custos de outros insumos como embalagem, gasolina, petróleo etc também subiram, alguns em patamares parecidos. Além disso, a rápida recuperação da China aumentou a exportação de insumos, deixando a cadeia nacional levemente desabastecida. E toda essa situação acaba refletindo no custo de quem mais sente, o consumidor final.
Mas como dizia o biólogo Charles Darwin “(…) os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados”. Basta a nós se adaptar para que todo o material têxtil, em especial os uniformes profissionais, essenciais para a dia a dia das empresas e para a segurança e bem estar dos funcionários, não fiquem desfalcados quando surgirem as necessidades das empresas.
O SEGREDO PARA COMPRAR MELHOR: PROGRAMAÇÃO
O nosso aliado para que não sejamos menos afetados por essa situação é o Planejamento. Empresas que conhecem suas demandas e programam suas reposições em curto e médio prazo conseguem garantir seus recebimentos e principalmente ter uma previsibilidade maior dos custos. Isso acontece porque os fornecedores conseguem trabalhar com uma demanda pré-fixada mais precisa, e trabalha sobre o volume desse cliente com um todo, e não somente de compras unitárias.
E como os uniformes são compostos de vários tipos de modelos e tecidos: camisetas, polos, calças, jalecos em tecidos de algodão, poliéster, mistos etc, o número de variáveis e de matéria-prima que são necessários são maiores também, exigindo um melhor controle do cliente em relação aos itens que usa.
Uma solução que indicamos aqui na MWT Uniformes para nossos clientes é trabalhar com itens e cores que nós possuímos em estoque, garantindo ainda mais rapidez na produção e garantia de disponibilidade para não ter que fazer um estoque na própria empresa, já que nós como fornecedores oferecemos esse diferencial. Ainda nesse sentido, conseguimos criar, a partir de peças padrões, formatos de personalizações que irão deixar elas únicas, com o formato que a empresa deseja.
E é isso, essas são algumas dicas aqui da MWT para que você, nosso cliente, consiga passar por esse cenário conosco e prosperar em um novo ambiente que estará sorrindo para empresas que se planejam e usam uma cadeia de fornecedores sólida em sua cartela.
Vamos pra cima!!
Texto por Yuri Garcia, Gestor comercial da MWT Uniformes.